O Grupo de Estudos Transdisciplinares e Aplicados à Formação de Educadores abre inscrição, em lista de espera, para a participação em seu Curso Básico, que introduz o educador em seu plano de formação geral, preparando-o para cursar os módulos transdisciplinares e a Especialização em Linguagem, Transversalidade e Interdisciplinaridade. Trata-se, portanto, de um curso INTRODUTÓRIO, cujas atividades são destinadas a educadores que tenham ainda dificuldades em trabalhar em ambiente virtual e no uso de textos acadêmicos, bem como queiram qualificas suas habilidades de leitura e escrita. 

O Curso terá duração de dois meses, com uma carga horária de 80h, e será ofertado em modalidade EAD. Está prevista uma participação cotidiana e intensa, de modo a produzir os resultados esperados. Os cursistas serão demandados e acompanhados diariamente e com a mesma intensidade pela equipe de professores e tutores. 

A oferta visa a graduar o esforço do professor da rede pública, cuja sobrecarga é conhecida e foi concebida durante a primeira edição da turma de Especialização recém formada. As turmas serão abertas à medida que existirem grupos suficientes e os recursos necessários. Apesar de estarmos em contato já com várias prefeituras do estado, qualquer município, sindicato ou associação de professores pode mediar a formação de uma turma especial para sua região, pondo-nos em contato com sua secretaria de educação.

 

Veja a ementa do Curso abaixo e faça contato conosco. 

CURSO DE LETRAMENTO DIGITAL E ACADÊMICO

Este Curso tem como propósito oferecer capacitação básica em práticas de letramento escolares, acadêmicas e digitais. Seu percurso pedagógico tem por foco o estudo de língua padrão, gramática e textualidade, bem como o uso de novas tecnologias digitais.

A seleção dos candidatos se dá por meio da apresentação de um Memorial de formação e atuação profissional no ato de inscrição. A partir da leitura, reflexão e reescrita deste texto inicial, o cursista é convidado a escrever e refletir sobre outros gêneros do trabalho escolar e acadêmico, bem como sobre as novas tecnologias.

Podendo ter durações diferentes, de acordo com as necessidades e especificidades dos diferentes campos sociais atendidos, o Curso é realizado na modalidade de Educação a Distância.

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Basta clicar no link abaixo e mandar seu nome completo, cpf e telefone para entrar na lista de espera. Se você for representante de algum nível institucional, interessado no Curso para seus professoes, informe seu telefone de contato que retornaremos.

http://portos.in2web.com.br/contato

 

 

 

No dia 24 de março de 2017, no Auditório da Faculdade de Letras da UFG, a FL e o Grupo Portos formaram sua primeira turma do CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUAGEM, TRANSVERSALIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE. Cumprimentamos os educadores que percorreram um processo de reconstrução de seus projetos pedagógicos escolares e os transformaram em projetos de pesquisa, com seu TCC. 

Agradecemos às autoridades presentes, ao professores do Curso e aos amigos e familiares que prestigiaram esse evento. Em breve, abriremos a chamada para a segunda edição dessa Especialização, assim como outros cursos destinados à formação de Educadores. Formação pública, gratuita e de qualidade. Venha fazer parte desta rede, faça contato conosco!

(Veja o álbum de fotos)

Uma visita maravilhosa das crianças da ONG Casa Juvenil à exposição ExperCiências no Passeio das Águas Shopping. Nossos sinceros agradecimentos à City Tour, que nos cedeu o transporte, ao Lázaro, motorista da empresa, um profissional competente e gentil. Foi tudo lindo!!!!! ( E aprendemos demais)!

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EDITAL DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA AOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO EM LETRAS E LINGUÍSTICA DA FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PARA 2017

https://pos.letras.ufg.br/n/88900-processo-seletivo-2017

O Grupo de Pesquisa Portos, dedicado à formação de educadores, convida a comunidade acadêmica e, em especial, os professores e estagiários para o evento. Sua motivação é o fato de um estudante de escola pública de identidade transgênero ter sido convidado a se retirar da escola, após ser admoestado por muito tempo e após a comunidade escolar ter impedido que professores discutissem o tema na escola. Trata-se de mais um evento de intolerância que contraria o que dizem nossos currículos e parâmetros. Trata-se da mordaça que já se está impondo aos professores e precisamos debater o tema. A interdição do diálogo é o princípio do fascismo e isso não podemos tolerar.

EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E COMBATE À DISCRIMINAÇÃO

 

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